Bola de Centeio com Queijo e Fiambre


Sempre gostei muito de bolas de carne... mas também muito de inventar.
E tanto se tenta até que se acerta!



Ingredientes
500g de farinha para pão (de Centeio ou outra à escolha)
300 ml de água quente
5,5g de sal
20g de fermento do padeiro
Fiambre aos cubos q.b.
Queijo aos cubos q.b.


Preparação
1. Num recipiente coloque a farinha com o sal e abra um buraco ao centro.

2. Dissolva o fermento na água morna e deite no centro da farinha misturando tudo. Amasse bem.

3. Tape com um pano e deixe levedar durante uma hora em local quente.

4. Depois da massa levedada divida a massa em duas partes iguais.

5. Estique a massa com o rolo. Coloque no fundo da forma e cubra com fiambre e queijo. Disponha a outra metade por cima fechando bem as laterais.

6. Leve num tabuleiro polvilhado com farinha ao forno a 180ºC durante 25 a 30 minutos mais ou menos ou até ficar cozida a gosto.



Espero que gostem! 

13 comentários:

  1. Olha que fixe, não me lembrava deste dia virtual :D...e que bela maneira de comemorar, obrigada...bjokitas

    ResponderEliminar
  2. Que aspectooo!!! Esse queijo a derreter da cabo de mim!

    ResponderEliminar
  3. Esse pão pós-me a babar! Um pão estaladiço cheio de queijo derretido...que tentação!
    beijinhos e um bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
  4. Bjs e um abraço ao meu amigo "virtual" Ricardo.

    ResponderEliminar
  5. Olá Ricardo,
    Nem sabia que havia este dia, mas ainda bem, pois estamos a viver a época das amizades virtuais e boas!!
    Quanto a esta bola/pão, levo já a receita, pois vai ser testada este fim de semana cá em casa.
    Beijinhos,
    Lia

    ResponderEliminar
  6. Que aspecto divino, hummm.
    Uma beijoca para ti, meu amigo virtual.

    ResponderEliminar
  7. Que bola com tão bom aspecto!! Deve ser uma maravilha!

    Beijinhos e bom fim-de-semana*

    ResponderEliminar
  8. Está linda e com um interior de comer e chorar por mais! :)

    Beijos,

    Aida

    ResponderEliminar
  9. Que deliciosa sugestão.
    Pois eu tenho imensos amigos virtuais, visto estar numa Ilha, sendo que estou mais limitada em relação a encontros presenciais. Tenho falado com pessoas extraordinárias e feito amizades incríveis.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Que delícia esta!!! Yhammy...
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Olá!
    Acho esta comemoração muito interessante, e mesmo importante!
    Adorei esta bola, era mesmo aquilo que me estava a apetecer fazer, estava capaz de pôr a mexer a máquina do pão ;)
    Beijinhos
    Inês

    ResponderEliminar
  12. Essa bola ficou cá com um aspecto! Fiquei mesmo a babar agora :D

    Beijinhos e tem um bom fim-de-semana! :D

    Passatempo a decorrer no meu blog! Podes ver aqui:
    http://omeubemestar.blogspot.com/2013/04/500-seguidores-e-um-desafio-vegetariano.html

    ResponderEliminar

Olá!
Obrigado por passar por este espaço e por querer partilhar algo. A sua opinião é sempre importante para manter este recanto do seu agrado.
Cumprimentos e volte sempre!