Bacalhau com Natas e Broa... e o Vencedor...


Esta receita é uma perdição: juntei o melhor de dos pratos, isto é, o bacalhau com natas e o bacalhau com broa. É seguramente uma perdição calórica, mas que é uma delícia é! Experimentem!






Ingredientes (para 4 pessoas)
4 postas de Bacalhau demolhado
1 kg de Batata cortada em cubos
2 Cebolas médias cortadas em meia-lua
3 dentes de Alho picados
1 folha de Louro
125 ml de Azeite
40g de Manteiga
40g de Farinha
250 ml de Leite
250 ml de Natas
For de Sal Marnoto 
Noz-moscada q.b.
Pimenta q.b.
Gotas de limão
Broa de Milho q.b.
Azeite q.b.
Óleo para fritar


Preparação
1. Numa panela com água coza o bacalhau durante 5 minutos.Passado os 5 minutos retire o bacalhau para uma travessa e deixe arrefecer.

2. Reserve 200 ml de água de cozer o bacalhau para fazer o molho béchamel.Depois de frio, limpe o bacalhau de peles e espinhas e desfie-o em lascas.

3. Frite as batatas em óleo quente colocando-as num tabuleiro com papel absorvente para retirar o óleo em excesso.

4. Num tacho leve ao lume a manteiga e deixe aquecer.Junte a farinha e mexa muito bem.Enquanto mexe, junte aos poucos a água de cozer o bacalhau, o leite e as natas. 
Quando começar a ferver, tempere com sal, pimenta, noz-moscada e umas gotas de limão. Mexa e apague o lume.

5. Num outro tacho, leve ao lume o azeite, as cebolas, os alhos picados e a folha de louro. Mexa e deixe refogar. Quando a cebola estiver loirinha, junte o bacalhau, mexa e deixe refogar um pouco. Retire a folha de louro, junte a batata frita e envolva tudo muito bem. Junte metade do molho béchamel, mexa bem e apague o lume.

6. Esfarele o miolo da broa e salpique com azeite de modo a que fique ligeiramente embebida.

7. Pincele um tabuleiro com azeite, coloque o bacalhau e espalhe-o bem. Por cima do bacalhau, espalhe o restante molho. Cubra tudo com a broa.

8. Leve a gratinar em forno pré-aquecido nos 220º até a broa ficar tostadinha a gosto e crocante.

Sirva de imediato.


Como sabem, ontem o "Pratos Que Falam" celebrou o seu 1º Aniversário, e em tom de brincadeira, lancei um desafio aos meus amigos e seguidores. 
Neste desafio os meus amigos teriam que escrever uma frase em que partilhassem comigo aquilo a que o "Pratos Que Falam" lhes inspira.
Tenho a dizer-vos que recebi frases maravilhosas que me deixaram de "queixo caído" com tanta generosidade.
Diante de participação significativa e muito simpática, deparei-me com a necessidade de escolher apenas uma frase como a vencedora. E sabem que mais, não é justo! Junto de tantas frases bonitas, encontrei-me com uma enorme dificuldade na seleção da vencedora.
Li, reli, pensei, repensei e acabei por me decidir por uma vencedora e por uma Menção Honrosa!
Assim, depois de muita reflexão, escolhi as seguintes:

1º LUGAR
"O Universo da Cozinha tem uma Linguagem que poucos conseguem interpretar com segurança e mestria e o "Pratos Que Falam" fá-lo de forma tão fácil que inspira quem o segue a superar-se a cada dia, porque a qualidade é uma aposta ganha."
(Alex do Blog: Trending Recipes)


MENÇÃO HONROSA
"A mim o 'Pratos Que Falam' transmite: 
Beleza a rodos, Bom Gosto a transbordar, Talento a jorros e Cultura a transpirar."
(Lia do Blog: Salsa Verde)


Cada um dos vencedores receberá um livro de culinária na sua morada. É este o miminho definido para os vencedores. 
Parabéns a todos os amigos que participaram e muito obrigado pela generosidade.
Que o "Pratos Que Falam" possa continuar a contar com a vossa presença, simpatia e amizade.

Espero que gostem!

22 comentários:

  1. Frases muito engraçadas e que relatam bem o teu blog e o espirito que aqui retratas...
    O teu bacalhau apesar de ser um clássico em muitas casas a ideia da broa vem dar lhe um toque diferente mas que a meu ver será uma mais valia...
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  2. Que aspecto delicioso e adorei a apresentação!
    Parabéns aos vencedores

    ResponderEliminar
  3. Mas que belo prato, para comemorar, umas frases tão inspiradoras e que retratam bem o teu blogue, bjokas

    ResponderEliminar
  4. Olá Ricardo,
    IUUUPPPIII!!! Estou tão feliz!! Obrigada por teres gostado da minha frase!!
    Já respondi ao tu mail...
    Quanto ao tu bacalhau, levo já a receita comigo, pois fiquei convencida, não só com o aspecto, como com os teus comentários sobre ela!!
    Nunca vi o Gaiola Dourada, mas deve ser o máximo, pois já ouvi falar muito dele!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  5. Parabéns ás vencedoras.
    Achei a sugestão deliciosa, eu adoro bacalhau e assim deve ter ficado sublime.
    bj

    ResponderEliminar
  6. Estou tão contente. Mais uma vez, não me canso de repetir, é uma honra! Muito obrigada.

    E PARABÉNS à Lia!

    O bacalhau com natas ficou com uma cor fabulosa, mesmo convidativa. Eu por mim falo, que quando me sirvo abuso na parte de cima, onde fica dourado e crocante.

    Quanto à Gaiola Dourada, ainda não vi mas a curiosidade aumenta.

    ResponderEliminar
  7. Fantástico este prato, o facto de combinares duas das melhores receitas de bacalhau só podia dar numa verdadeira perdição....
    Obrigado e por certo vou experimentar.
    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Oi Ricardo,
    Cheguei tarde para a festa, mas a tempo de dar os parabéns a esse blog que tanto gosto. Parabéns!
    E parabéns também aos vencedores.
    Bj,
    Lylia

    ResponderEliminar
  9. Gostei da sugestão, um grande parabéns aos vencedores!

    Mariana

    ResponderEliminar
  10. Belas escolhas!!! Parabéns aos vencedores!!

    ResponderEliminar
  11. Ai que maravilha este bacalhau! Já guardei a receita. :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Que frases tão bonitas, como não admira vindo da Alex e da Lia!!!
    Ricardo, muitos parabéns!
    Beijinhos,
    Madalena

    ResponderEliminar
  13. Un plato que realmente habla fabulosa combinación y la presentación super,abrazos y saludos.

    ResponderEliminar
  14. Adoro bacalhau com natas, gostei da sugestão com broa ;)

    ResponderEliminar
  15. Ontem já não consegui passar mas desejo hoje os parabéns ao blog, que continue a crescer!! Que giras as frases, adorei o bom gosto e o facto de serme bem divertidas, como o teu cantinho.
    E esse bacalhau, perfeito!

    ResponderEliminar
  16. Parabéns aos vencedores!
    Quanto ao bacalhau... como resistir? Parece-me perfeito!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Parabéns aos vencedores e parabéns ao blog!!!!
    O bacalhau que dizer...aspeto excelente..deve ser muito booommmmm.
    Bj

    ResponderEliminar
  18. Oi Ricardo, meus parabéns ao primeiro ano do blog.Desculpe o atraso.Amo bacalhau e sua receita ficou fantástica.Amei sua caçarola, lindíssima.Beijos.

    ResponderEliminar
  19. Olá

    que aspeto delicioso :-)

    Mais uma vez muitos parabéns!!

    Beijocas
    Ana
    http://pratocaseiro.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Olá!
Obrigado por passar por este espaço e por querer partilhar algo. A sua opinião é sempre importante para manter este recanto do seu agrado.
Cumprimentos e volte sempre!