Molotof de Laranja






Molotof: dos doces mais caprichosos que conheço, mas que, com algumas dicas, não nos leva a melhor! O Pratos decidiu dar-lhe um sabor mais cítrico, pelo que saiu, um belo Molotof de Laranja!









Ingredientes

Para o Molotof:
10 Claras de Ovo
8 Colheres de Açúcar
1 colher de café de Essência de Laranja

Para o Caramelo de Laranja:
3 xícaras de Açúcar
1 e 1/2 xícaras de Água
1 colher de sopa de raspas de Laranja



Preparação

Do Caramelo de Laranja
1. Leve o açúcar e a água ao lume e deixe ferver até formar uma calda espessa. 

2. Retire do lume e acrescente as raspas de laranja. 

3. Leve novamente ao lume e espere a calda ficar borbulhante, com alguma espuma e a começar a escurecer levemente. Retire do lume e espalhe por uma forma de bolo com buraco no centro.

Do Molotof:
1. Pré-aqueça o forno a 170ºC.

2. Bata as claras até ficarem quase em castelo.

3. Vá adicionando o açúcar, colher a colher e batendo sempre para que fiquem firmes.

4. Junte-lhe a Essência de Laranja e envolva bem.

5. Coloque colheradas do preparado na forma previamente untada, alisando, mas sem fazer pressão.

6. Leve ao forno por 10 minutos, sem abrir a porta do forno em momento algum. Terminando os 10 minutos desligue e mantenha o molotof no interior do forno (sem abrir a porta) durante 30 minutos.

7. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.


Espero que gostem!


8 comentários:

  1. Ricardo adoro molotof e sei que existe imensas maneiras de fazer. No meu blog tenho duas. Esta é sem dúvida uma das maneiras para eu experimentar. Adorei deve de ficar super aromático. E ficou lindíssimo. Gosto muito.

    ResponderEliminar
  2. Ricardo adoro molotof e sei que existe imensas maneiras de fazer. No meu blog tenho duas. Esta é sem dúvida uma das maneiras para eu experimentar. Adorei deve de ficar super aromático. E ficou lindíssimo. Gosto muito.

    ResponderEliminar
  3. O travozinho inesperado a laranja deve fazer as delícias de quem o prova. Inspirador.

    ResponderEliminar
  4. Adoro molotof e com o toque de laranja deve ter ficado magnifico!

    ResponderEliminar
  5. Que lindo molotof! O toque da laranja deve ser muito bom :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. Hummm! Cheguei e fui bem recebida com esta linda sobremesa.

    Bjs

    Tânia Camargo

    ResponderEliminar
  7. É daquelas coisas que nunca me sai bem.
    O teu ficou lindo e com um aspecto tão guloso.
    Adorei
    Bom fim de semana
    bj

    ResponderEliminar

Olá!
Obrigado por passar por este espaço e por querer partilhar algo. A sua opinião é sempre importante para manter este recanto do seu agrado.
Cumprimentos e volte sempre!