São Martinho e as Castanhas






As memórias vivem de lendas, de sabores, de era u,a vez... São Martinho e Castanhas estão intrinsecamente ligados. Fazem ideia porquê? Será que o Martinho comia castanhas? Será que ele as vendia ou dava aos famintos???
Vejam lá o que diz a lenda e como se celebra este fruto maravilhoso no nosso Portugal!








Diz a lenda que Martinho, nascido na Hungria em 316, era um soldado. Era filho de um soldado romano. O seu nome foi-lhe dado em homenagem a Marte, o Deus da Guerra e protetor dos soldados. Aos 15 anos vai para Pavia (Itália). Em França abraçou a vida sacerdotal, sendo famoso como pregador. Foi bispo de Tous.
Certo dia de Novembro, muito frio e chuvoso, estando em França ao serviço do Imperador, ia Martinho no seu cavalo a caminho da cidade de Amiens quando, de repente, começou uma terrível tempestade. A certa altura surgiu à beira da estrada um pobre homem a pedir esmola.
Como nada tivesse, Martinho, sem hesitar, pegou na espada e cortou a sua capa de soldado ao meio, dando uma das metades ao pobre para que este se protegesse do frio. Nessa altura a chuva parou e o Sol começou a brilhar, ficando, inexplicavelmente, um tempo quase de Verão.
Daí que esperamos, todos os anos, o Verão de S. Martinho. E a verdade é que S. Martinho raramente nos decepciona. Em sua homenagem, comemoramos o dia 11 Novembro com as primeiras castanhas do ano, acompanhadas de vinho novo. É o Magusto, que faz parte das tradições do nosso país.
Mais tarde terá tido uma visão de Jesus e decidiu dedicar-se à religião cristã. Faleceu a 8 de Novembro de 397 em Tours.




Um roteiro com datas e locais das principais feiras da castanha em Portugal.

9 a 11 de novembro – XVI Feira da Castanha em Castmonte - freguesia de Carrezedo de Montenegro. Salão de vinho, gastronomia, produtos regionais, artesanato, magusto, com música e animação de rua no São Martinho de Trás-os-Montes.

11 de novembro – Festa da Castanha em Oeiras. O Largo 5 de Outubro, no Centro Histórico de Oeiras, celebra o São Martinho com a já tradicional Festa da Castanha no próximo dia 11 de Novembro, das 11H00 às 22H00. A par da oferta de castanhas (3 toneladas), estão disponíveis no local várias barraquinhas com gastronomia variada e muita animação, proporcionada por música ambiente e espetáculos.

9 a 11 de novembro – São Martinho do Porto com tasquinhas (Praça Eng. José Frederico Ulrich), animação musical, teatro e missa.

11, 17 e 24 de novembro e 1, 8 e 27 de dezembro – Pedrógão Grande com passeios pedestres nos fins-de-semana da castanha. O passeio pedestre inclui magusto tradicional (€7,50 por pessoa), seguro e monitores. Inscrição prévia.

9 a 11 novembro - Lousã organiza Feira do Mel e da Castanha (Produtos Endógenos da Serra da Lousã). Mais uma vez, o mel junta-se à castanha na promoção dos produtos locais no Pavilhão Municipal Exposições.

10 novembro -  São Martinho chega a Penalva do Castelo. A XV Festa da Castanha e do Vinho realiza-se na freguesia do Pindo, cujo patrono é S. Martinho. O vinho do Dão, o artesanato e a música popular associam-se à festa.

10 e 11 novembro - Festa da Castanha e do Mel em S. Pedro do Sul. O Município de S. Pedro do Sul, em parceria com a Casa Recreativa Macieirense e outras associações locais, organiza em Novembro, em Macieira de Sul, na Freguesia de Sul, mais uma edição da Festa da Castanha e do Mel. O certame pretende divulgar os produtos regionais do concelho de S. Pedro do Sul, onde a castanha e o mel são os principais atrativos.

10 e 11 de novembro – Marvão assinala Festa do Castanheiro e Feira da Castanha.
É já a 29ª edição desta festa, reconhecida como um dos eventos mais genuínos da região. Uma média de 25 mil pessoas visita todos os anos a feira, que reúne azeites, vinhos, compotas, doçaria tradicional e conventual, além de grupos folclóricos e musicais locais, animação circense, fanfarras, grupos de bombos e teatros de rua. 



Espero que gostem!



Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá!
Obrigado por passar por este espaço e por querer partilhar algo. A sua opinião é sempre importante para manter este recanto do seu agrado.
Cumprimentos e volte sempre!